Ransomware – sequestrar uma máquina nunca foi tão fácil!

Ransomware é uma junção das palavras ransom + ware e poderia ser traduzido por “refém+software”. Em outras palavras, é um malware com potencial de sequestrar um computador, torna-lo um refém.

Este malware libera o controle de sua máquina ao hacker, através de uma porta virtual invisível ao sistema. Criminosos utilizam deste recurso para ter acesso a documentos com dados sigilosos ou ainda sequestrar a máquina inteira. Existem casos famosos de pagamentos consideravelmente grandes feitos por empresas à sequestradores virtuais. Diante da impossibilidade de remover o vírus e perder toda informação da empresa, ou ainda ter seus dados divulgados na Internet, estas empresas prejudicadas ficam à mercê dos bandidos, pagando resgates milionários em criptomoeda, ou seja, moeda virtual sem formas práticas de rastreabilidade, o que significa, nunca mais ter pistas dos criminosos e zero chances de recuperar os valores ou ainda da certeza de se livrar do sequestro.

Segundo o site do antivírus Kaspersky, os primeiros casos de ransomware foram denunciados na Rússia, em 2005. Desde então, os golpes se espalharam pelo mundo, com tipos cada vez mais elaborados que ainda hoje conseguem atingir mais vítimas. Em setembro de 2013, o CryptoLocker surgiu e atingiu todas as versões do Windows! Ele conseguiu infectar centenas de milhares de computadores pessoais e sistemas corporativos. As vítimas, desavisadas, abriam e-mails que pareciam ser de serviços de atendimento ao cliente da FedEx, UPS, DHS e outras empresas. Quando ativado, o contador do malware na tela exigia o pagamento médio de US$ 300 em 72 horas.

A forma mais comum de ter um computador infectado por um ransomware é através do clique em links enviados através de e-mail ou clique em sites falsos ou infectados. Hoje em dia é bem comum receber links com ransomware através do *Whatsapp Web, por usuários desavisados que compartilham links de correntes ou falsas campanhas de doação ou notícias falsas, geralmente por aquele “tio do Zap” que toda família tem.

*Whatsapp Web: versão do Whatsapp que permite o uso do APP, através do computador.

Com a Solved a segurança vem em primeiro lugar!

Outros artigos da Solved

Segurança na rede wi-fi

Graças ao barateamento dos dispositivos móveis, smartphones, tablets e laptops, as redes sem fio, ou redes Wi-Fi, são amplamente utilizadas nas empresas possibilitando o acesso

Spyware – o vírus espião

Os malwares do tipo spyware são capazes de espionar a máquina em que estão sendo executados. São softwares criados para operar discretamente, sem chamar a

Compartilhe nas redes sociais:

Solicite uma Proposta ou uma Visita

Basta informar seus dados e aguardar nosso retorno.

Precisa de Ajuda?